23 de julho de 2016

A Noiva Fantasma de Yangsze Choo

"Título Original: The Ghost Bride
Autora: Yangsze Choo 
Páginas: 360
Editora: DarkSide Books
Gênero: Fantasia, Ficção, Terror

Sinopse: 'Certa noite, meu pai me perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma...' 1893. Li Lan é uma jovem que recebeu educação e cultura, mas que vive sem grandes perspectivas depois da falência de seus pais. Até surgir uma proposta capaz de mudar sua vida para sempre: casar-se com o herdeiro de uma família rica e poderosa. Há apenas um detalhe: seu noivo está morto.

A odisseia de Li Lan a mantém à beira da morte terrena e prende o leitor às páginas. 
- New York Journal of Books"


Li Lan está na idade de casar, mas a falência econômica e a tragédia que assola a sua família, faz com que a menina não alimente nenhuma expectativa para um casamento. Esse livro se passa na cidade de Malaca de 1893 na China, e aborda muito a cultura das antigas comunidades chinesas, e uma das tradições dessa cultura, era o casamento fantasma, onde uma menina na idade de se casar, era desposada por um noivo que já estava morto. Li Lan então recebe uma proposta desse tipo de casamento de uma família muito rica, a família Lim. A menina recusa a proposta imediatamente, mas por estar passando por um período de crise muito grande na sua família e por ver o seu pai passando por dificuldades e até temer pelo seu próprio futuro, a proposta de casamento começa a atormentar Li Lan. E como se não bastasse, o pretendente fantasma resolve ajudá-la a perder o juízo assombrando-a em seus sonhos quase todas as noites. Desesperada para se livrar desses pesadelos, a jovem vai em busca de uma médium que lhe dá uma solução arriscada para fugir da assombração. E é ai que Li Lan se mete na maior enrascada da sua vida. Quer dizer...
Esse livro é simplesmente fantástico! Um dos melhores livros que li esse ano, com certeza!
O livro é narrado em primeira pessoa, o que me fez me apegar muito a Li Lan e às vezes entendê-la, às vezes odiá-la, mas com certeza sentir uma empatia danada por ela. Em primeiro lugar, Li Lan e sua família estão passando por maus bocados. Depois da morte da sua mãe, o pai de Li Lan perde o interesse pelos negócios e se torna um velho ranzinza viciado em ópio, o que atola a família numa recessão econômica dos diabos. Depois, a menina está na idade de casar, mas não tem nem dinheiro pra pagar o seu dote e nem a mínima perspectiva, ela vive apenas
acompanhada pela a sua adorada Amah(que é uma espécie de governanta ou cuidadora), responsável pela sua educação e muitíssimo supersticiosa. 
O caso é que Li Lan recebe essa proposta de casamento de uma família muito importante e rica de Malaca, mas para a menina e sua Amah, é absurdo que ela cogite em se casar com um homem morto. Sendo assim, ela é convidada para uma visita na casa da família Lim e acha que é meio que um pedido de desculpas pela proposta no sense, então ela vai. Lá, ela conhece o primo desse pretendente fantasma, Tian Bai, por quem ela se apaixona e deseja casar. Mas o tal pretendente morto, Lim Tian Ching, não é de dar o braço a torcer e quer casar-se com a menina Li Lan de qualquer jeito, por isso, o espírito decide atormentá-la todas as noites em seus sonhos, o que faz com que a estória aconteça.

Nas primeiras páginas do livro, eu fiquei me perguntando como aquela estorinha poderia durar por mais de 300 páginas e eu descobri isso na segunda parte do livro. Sim, o livro é dividido em 4 partes: Malaia - 1893, O Além, A Planície dos Mortos e Malaca, na primeira parte, eu poderia dizer que o cenário e o objetivo da estória nos é apresentado. Na segunda e terceira parte, temos a aventura e a ação e tudo mais de interessante e na última parte vemos o surpreendente desfecho. Eu amei todas as partes, mas confesso que você tem de ter uma fora de vontade para passar das primeiras páginas, pois parece que a estória vai ser bem menos do que ela realmente é. Se depois da segunda parte, você ainda estiver meio bleh com a leitura, então eu não sei o que te dizer. Comigo, bastou passar apenas pelas primeiras páginas pra me empolgar loucamente.
Sobre os personagens, eu os achei completamente bem escritos e podia imaginar cada um perfeitamente na minha cabeça. Além da Li Lan, eu me apaixonei perdidamente pela Amah e pelo Er Lang, personagem que vamos ver na segunda parte, se não me engano. Li Lan é esperta e totalmente diferente daquelas donzelas do século 19 que costumam ser escritas nos dias atuais, ela é inteligente e não brinca em serviço. Amah é o sinônimo de lealdade e eu amo a forma como ela é toda religiosa sem ser irritante, me lembra algumas pessoas da minha própria família. Er Lang é muito bom! Ele é de longe, o personagem mais divertido do livro e ele irrita a Li Lan de uma forma que surpreendentemente não me irritou. Uma das coisas que me faz odiar um livro, é esse negócio clichê de ter aquele cara que irrita a mocinha o tempo todo e ela odeia ele por motivos que eu não entendo e morre de crush nele, mas não pode se entregar à paixão porque ele é muito irritante e tudo mais. Não. Com Er Lang isso não acontece, ele é meio escrachado pra a época e não tem papas na língua, é todo enigmático e misterioso, mas não é como se a Li Lan o odiasse por isso, ela simplesmente não é uma das maiores entusiastas do senso de humor do Er Lang.E tem uma parte do livro, que eu não posso dizer qual é porque seria um huge spoiler, que ele fala uma coisa que me faz rir muito e que mostra o quanto a estória pode ser tudo, menos clichê.
Tian Bai é ok, eu diria. Não tem nada de muito incrível no personagem. Por exemplo, Li Lan é esperta, Amah é leal, Er Lang é divertido e até Lim Tian Ching tem seus pontos de personalidade, mas sobre Tian Bai eu não consigo pensar em nada. Mas isso não perturbou minha leitura de forma nenhuma, e talvez você entenda porquê quando ler o livro. Ou talvez você entenda mais a personalidade de Tian Bai do que eu, vai saber.

A escrita da Yangsze Choo é maravilhosa e flui muito bem e uma coisa que dá gosto de continuar a leitura, é com certeza a diagramação mais que fantástica da DarkSide Books que é uma das minhas editoras preferidas, justamente por fazerem as melhores capas duras do mercado editorial. Além disso, no fim do livro, há alguma páginas explicando os nomes dos personagens e explicando algumas coisas sobre as comunidades da China continental de 1800, e até algumas páginas dedicadas à criação de seus próprios origamis, o que eu achei fabuloso.
Olha, o tanto de elogio que eu dei pra esse livro, até me assusta, viu. 
Enfim, super recomendo essa leitura se você gosta de fantasia e romance, ou se interessa-se pelo universo oriental ou histórico. É uma leitura divertidíssima  que tira teu fôlego num momento, te faz rir em outros e torcer pela protagonista como se você conhecesse ela. E o final, você tem que ler pra crer.

"Uma tristeza inexprimível me encobria. 
Eu desejava nunca ter visto seu rosto, 
mas ele estava gravado em minhas retinas."

Nota: ★★

8 comentários:

  1. Oie obrigada pela visita no blog, seguindo aqui! ameeei a resenha, deu muita vontade de ler =O

    Ciranda da Bailarina

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi !! Tudo bem ?
    Pensava que era a noiva que estava morta não o noivo hahaha
    Adorei a sua resenha !
    E não é só eu que acho um absurdo se casar com um homem que já faleceu , Li Lan tambem acha ...
    Um beijo ...https://girlssweeet.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  3. Oi flor, adorei sua resenha ainda não conhecia o livro. Flor já estou seguindo tá beijos

    Taynara Mello | Indicar livros
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  4. Que resenha incrível! =D Quando eu vi o livro pela primeira vez já tinha me apaixonado pela capa e pelo título (como não se apaixonar pelos livros da darkside?). Imaginava algo com um ar macabro e que fosse me prender na leitura. Mas nunca tinha me passado pela cabeça que A Noiva Fantasma fosse por causa de um casamento com um morto. Uau! Que coisa bizarra! Estou super curiosa para ler o livro. Já estava mas agora estou muitoooooo mais por causa da sua resenha. ^^
    Beijinhos ♥

    Contadora de Histórias

    ResponderExcluir

By a Lady.... Tecnologia do Blogger.
Se Esse Mundo Fosse Meu... © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.